TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Preços da indústria têm alta de 0,61% em junho - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Preços da indústria têm alta de 0,61% em junho

De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, as atividades relacionadas aos derivados de petróleo e biocombustíveis tiveram o impacto mais significativo

Por Daniella Dias, às 09:48 - 31/07/2020 | Atualizado às 16:44 - 31/07/2020

00:00 / 00:00

A indústria química apresentou variação média de preços (Foto: Divulgação | Governo do Espírito Santo)

Os preços da indústria registraram alta de 0,61% em junho, frente ao mês anterior. O impacto mais significativo foi observado nas atividades relacionadas aos derivados de petróleo e biocombustíveis, com aumento de 17,07%, em especial, devido ao crescimento dos valores do óleo diesel e da gasolina.

Apesar do acréscimo, houve desaceleração em relação a maio, quando os preços subiram 1,16%.

Os dados são do índice de Preços ao Produtor, divulgado nesta sexta-feira (31) pelo IBGE. A pesquisa analisa os valores dos produtos na porta da fábrica, sem impostos e frete. Ao todo 11 das 24 atividades das indústrias extrativas e de transformação analisadas registraram aumento.

A atividade de alimentos, que tem o principal peso no índice geral, registrou variação negativa de menos 0,79%, com destaque negativo para o abate e fabricação de produtos de carne.

O gerente do IPP, Manuel Campos Souza Neto, diz que esse é o menor resultado desde janeiro de 2020.

A indústria química apresentou variação média de preços em junho, quando comparada ao mês anterior, com deflação de 1,80%. Dos quatro produtos que mais influenciaram no resultado da categoria, apenas inseticidas para uso na agricultura registraram aumento, sendo de 0,86%.

No ano, o Índice de Preços ao Produtor acumula elevação de 3,94% até junho. Já nos últimos 12 meses a inflação da indústria foi de 6,38%.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU