TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Prefeitura de Duque de Caxias assume Hospital Adão Pereira Nunes - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Prefeitura de Duque de Caxias assume Hospital Adão Pereira Nunes

A medida acontece após a organização social Iabas suspender as atividades na unidade nesta quarta-feira (15)

Por Julia Kallembach, às 09:09 - 16/07/2020 | Atualizado às 15:44 - 16/07/2020

00:00 / 00:00

Prefeitura de Duque de Caxias assume a administração do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (Foto: Divulgação/Governo do Rio)

A Secretaria Estadual de Saúde afirma que busca no Tribunal Regional do Trabalho um entendimento para realizar os repasses atrasados ao Iabas para regularizar o salário dos funcionários do Hospital de Saracuruna. A unidade passou a ser administrada pela Prefeitura de Duque de Caxias, nesta quinta-feira (16), através de um termo de cooperação técnica com o Governo fluminense.

A medida foi tomada depois que a organização social suspendeu a operação alegando que precisa receber R$ 38 milhões do Palácio Guanabara. Pacientes que buscaram atendimento na quarta-feira (15), não tiveram sucesso e deixaram o local frustrados.

O secretário estadual de Saúde, Alex Bousquet, afirma que esgotou todas as tentativas de negociação com o Instituto, e que por isso, precisou recorrer a Prefeitura. De acordo com a pasta, o termo assinado estabelece um período de transição, enquanto um novo edital é preparado para a contratação de outra OS.

No entanto, o prefeito Washington Reis afirma que o acordo é por tempo determinado e que o hospital pode ser municipalizado.

Enquanto isso, funcionários denunciam o atraso nos pagamentos, e falta de insumos na unidade. Os servidores estão sem receber a dois meses, como conta um profissional que teve a identidade preservada e a voz distorcida.

A Secretaria Estadual de Saúde se comprometeu a repassar mensalmente mais de R$ 16 milhões ao município para o pagamento das despesas do Hospital Adão Pereira Nunes incluindo pessoal, equipamentos e material médico-hospitalar.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU