TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Prefeitura do Rio anuncia criação de terminal de VLT no terreno do Gasômetro - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Prefeitura do Rio anuncia criação de terminal de VLT no terreno do Gasômetro

O prefeito Eduardo Paes também afirmou que a nova previsão de entrega do BRT Transbrasil é 2022

Por Rafaela Cascardo, às 20:09 - 07/04/2021

00:00 / 00:00

Segundo o prefeito Eduardo Paes, o objetivo do terminal é facilitar a integração entre os modais (Foto: Divulgação/VLT)

A Prefeitura do Rio anunciou a criação de um terminal de VLT no terreno do Gasômetro, na Zona Portuária. O objetivo é facilitar a integração entre os modais, como explicou o prefeito Eduardo Paes.

Depois do plano frustrado de ser um dos legados olímpicos para a cidade e de várias paralisações nas obras, tem novidade também no corredor Transbrasil do BRT. A nova previsão de entrega é para 2022.

Esses anúncios foram feitos durante uma reunião do prefeito Eduardo Paes com a secretária municipal de Transportes, Maína Celidônio, e a interventora do BRT, Cláudia Sessim, nesta quarta-feira (7).

O cenário encontrado pela interventora foi de 120 veículos em operação e outros 297 articulados parados. O prazo para que eles voltem a circular é de três a seis meses.

Ao todo, 254 linhas de ônibus estão sendo estudadas. O objetivo é fazer alterações, até o dia 30 de junho, em todas as linhas que foram extintas ou racionalizadas de forma equivocada.

Cerca de R$ 133 milhões devem ser gastos pelo Município com a manutenção dos corredores exclusivos e o controle das passagens até a conclusão de uma nova licitação. Serão R$ 20 milhões só na recuperação das 46 estações que estão fechadas. Enquanto isso, o cenário se repete: filas gigantes, aglomeração, e articulados lotados, sendo grande parte em péssimo estado de conservação.

Ações para minimizar a ausência de parte da frota do BRT estão sendo adotadas. Desde o início da intervenção, 40 ônibus comuns circulam em uma linha expressa de Santa Cruz até o Terminal Alvorada. Nas próximas semanas, o número deve aumentar para 90 coletivos. Além disso, a Prefeitura deve anunciar a criação do programa BRT Presente para fazer a segurança nas estações.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU