TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Primeiro semestre no Rio tem mais de dois mil tiroteios registrados - Editoriais - Band News FM

Violência

Texto:
+
-

Primeiro semestre no Rio tem mais de dois mil tiroteios registrados

O número foi 38% menor que o registrado nos primeiros 6 meses de 2019, segundo dados da plataforma Fogo Cruzado

Por Gustavo Sleman, às 20:22 - 08/07/2020 | Atualizado às 20:25 - 08/07/2020

00:00 / 00:00

Em média, há 14 confrontos por dia durante o primeiro semestre de 2020 (Foto: Kenny Luo)

A Região Metropolitana do Rio teve cerca de dois mil tiroteios durante o primeiro semestre de 2020. Uma média de 14 confrontos por dia. Os dados são da plataforma Fogo Cruzado.

O número foi 38% menor que o registrado nos primeiros 6 meses de 2019, quando houve aproximadamente 4 mil disparos. Ao todo, pouco mais de mil pessoas foram baleadas, com aproximadamente 500 mortes.

Para a gestora de dados do Fogo Cruzado, Maria Isabel Couto, a redução foi uma consequência direta da pandemia e de uma decisão do Supremo Tribunal Federal sobre operações em comunidades. De acordo com o levantamento da plataforma, o menor índice de confrontos registrado em 2020 foi em junho: algo em torno de 300 tiroteios. A queda coincide com a liminar do ministro STF Edson Fachin.

No entanto, apesar da redução, o especialista em segurança e ex-instrutor do Batalhão de Operações Especiais, Paulo Storani alerta: a questão envolvendo a criminalidade está longe de ser resolvida. A plataforma revelou também o primeiro semestre terminou com cerca de 200 tiroteios no entorno das linhas de metrô, dos trens, do BRT e no caminho dos ônibus comuns.

Um levantamento da BandNews FM mostra que entre janeiro e junho, houve aproximadamente 70 casos de balas perdidas em todo estado.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU