Procura-se: Lixeiras - Editoriais - Band News FM
Plantão

Cidade

Texto:
+
-

Procura-se: Lixeiras

Cariocas estão sentido falta das lixeiras

00:00 / 00:00

Em Botafogo, lixeira foi retirada do lugar. (Foto: Francini Augusto)

Quem circula pela Capital Fluminense diariamente tem notado que as lixeiras estão em falta. De acordo com os ouvintes da BandNews FM, o suporte que era comum em cada esquina está cada vez mais em falta, independente da região.

O administrador Mauro Prudente circula diariamente pelo centro do Rio. "Ando da Rua André Cavalcante, na Lapa, até o Metrô da Cinelãndia e encontro apenas daus lixeiras. Eu sou fumante e em algumas situações coloco a guimba no bolso e so consigo jogar o lixo no trabalho", disse ele.

Dados da central de atendimento da prefeitura, o 1746, revelam que desde o inicio do ano foram registradas mais de 885 solicitações de instalação de papeleiras, como são chamadas as lixeiras menores.

Na Zona Sul, nos bairros do Leblon e Botafogo também é possivel observar a escassez das lixeiras. A cozinheira Elizabeth Almeida, que mora em Copacabana, relata que é comum enfrentar dificuldades para depositar o lixo. "Dia desses meu filho precisou segurar o palitinho do pirulito por horas pois não tinha lixo visivel em pelo menos duas quadras no entorno da praça que estavamos em Copacabana", lembra a cozinheira.

Enquanto algumas regiões apresentam carência, na Zona Oeste da cidade o contador Gustavo Faria nota que há um número superior ao comum de lixeiras, justamente na Avenida das Amérias, onde é predominande a presença de carros. "Em todos os postes tem lixeiras e ali não passa tanto pedestre. Algumas áreas tem muitas outras quase nenhuma", afirma Gustavo.

Segundo a  Companhia Municipal de Limpeza Urbana, cerca de 40 mil papeleiras estão distribuidas pela cidade. Entre as causas mais frequentes para a falta do equipamento nas ruas são os atos de vandalismo. Nestes casos, o local pode ficar até 15 dias sem a lixeira até a confeccção de uma nova. Outro motivo para a retirada é a lavagem do material, que costuma demorar 24 horas.

Por Francini Augusto, às 16/06/2017 - 12:12

NEWSLETTER
OU