TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Produção industrial cresce 0,9% em janeiro - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Produção industrial cresce 0,9% em janeiro

No entanto, no acumulado em 12 meses, a atividade recuou 1,0%

Por Pedro Antonio Guimarães, às 11:53 - 10/03/2020 | Atualizado às 15:51 - 10/03/2020

00:00 / 00:00

Com alta em janeiro, produção industrial interrompeu dois meses seguidos de taxas negativas (Foto: Agência Brasil)

A indústria avançou 0,9% no primeiro mês de 2020 em comparação com dezembro do ano passado, interrompendo dois meses de taxas negativas consecutivas. No entanto, no acumulado em 12 meses, a atividade industrial recuou 1%.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta terça-feira (10), pelo IBGE.

O gerente da pesquisa, André Macedo, pondera, no entanto, que a base de comparação é depreciada já que o avanço deste mês não minimiza as baixas do ano passado.

GRAFICO

AGRICULTURA

Também na terça, o IBGE apontou recorde para a safra nacional de grãos, puxado principalmente pela soja, arroz e algodão.

Os números chegam 249 milhões de toneladas de grãos, 3,1% superior ao mês de fevereiro de 2019. A área colhida foi de 64 milhões de hectares, também um crescimento de 1,8% frente ao ano passado.

O economista da FGV-Agro, Felippe Serigatti, aponta cautela, por entender que a maior produção não significa maior rentabilidade, já que pressiona o mercado interno a baixar os preços. Já em relação ao comportamento do setor no mundo, a instabilidade por conta do novo coronavírus também tem diminuído os preços das sacas.

Em termos de produção, a expectativa do Instituto é de altas de 10,4% para a soja, de 1% para o arroz, de 1,8% para o algodão, e queda de 4% para o milho.

O estado do Mato Grosso continuará sendo o maior produtor de grãos do país, seguido pelo Paraná e pelo Rio Grande do Sul.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU