TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Produção industrial registra a quinta alta seguida com avanço de 2,6% - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Produção industrial registra a quinta alta seguida com avanço de 2,6%

O destaque ficou com os bens de consumo duráveis, que foram puxados pelas taxas positivas da indústria automobilística

Por Daniella Dias, às 09:56 - 04/11/2020 | Atualizado às 15:29 - 04/11/2020

00:00 / 00:00

O crescimento foi registrado em 22 dos 26 ramos pesquisados pelo instituto (Foto: Agência Brasil)

A produção industrial brasileira registrou a quinta alta seguida em setembro na comparação com agosto, com avanço de 2,6%. O resultado aponta recuperação das perdas de 27,1% acumuladas nos meses de março e abril, quando o setor atingiu o patamar mais baixo, por causa da pandemia do coronavírus.

De acordo com o gerente da pesquisa, André Macedo, a indústria não apresenta cinco resultados positivos mensais seguidos desde 2012.

De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta quarta-feira (4) pelo IBGE, o crescimento foi registrado em 22 dos 26 ramos pesquisados.

O destaque ficou com os bens de consumo duráveis, que foram puxados pelas taxas positivas da indústria automobilística; com veículos automotores, reboques e carroceria que tiveram avanço de 14,1%.

Segundo o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart, a recuperação do setor industrial tem se mostrado mais rápida do que o esperado por causa de ações do governo durante a pandemia de Covid-19, como a liberação do auxílio emergencial.

Entre as atividades que também registraram taxas positivas pelo quinto mês consecutivo estão: produtos alimentícios; coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis; confecção de artigos do vestuário e acessórios de couro; e artigos para viagem e calçados.

Por outro lado, quatro atividades reduziram a produção em setembro, com destaque para as indústrias extrativas, com recuo de 3,7%. O setor teve o principal impacto negativo no mês. Impressão e reprodução de gravações, produtos diversos, e outros produtos químicos também registraram queda.

Na comparação com setembro de 2019, a indústria cresceu 3,4%. No acumulado do ano, o setor industrial recuou 7,2%. Já nos últimos 12 meses, a produção da indústria caiu 5,5%, indicando desaceleração na trajetória de perdas iniciada em março.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU