TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Programações especiais marcam o Dia Nacional do Doador de Sangue - Editoriais - Band News FM

Saúde

Texto:
+
-

Programações especiais marcam o Dia Nacional do Doador de Sangue

Hemocentros de todo o Brasil realizaram ações para alertar sobre a importância do gesto

Por Thaiana de Oliveira, às 21:51 - 25/11/2020 | Atualizado às 21:53 - 25/11/2020

00:00 / 00:00

Dados do Ministério da Saúde mostram que menos de 2% da população doa sangue de forma regular (Foto: Agatha Meirelles)

O Dia Nacional do Doador de Sangue é marcado por programações especiais em várias cidades do Brasil para alertar sobre a importância do gesto.

Na capital fluminense, o Hemorio, em parceria com a BandNews FM, promoveu, nesta quarta-feira (25), uma campanha para incentivar a doação. Além disso, para o Cristo Redentor recebeu iluminação especial, na cor vermelha, representando, pela primeira vez na história, uma grande bolsa de sangue.

O Rio não apresenta queda no número de doadores. Em novembro, até o dia 16, há, inclusive, aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Exceções apenas em maio, início da pandemia, e outubro, por conta das chuvas.

Mas, em São Paulo, o nível dos estoques é o mais baixo dos últimos anos e os hemocentros operam apenas com 30% da capacidade. O ouvinte da BandNews FM que se identificou apenas como Vladimir participa de uma ação promovida no condomínio onde mora, no distrito de Jabaquara.

Na Bahia, as bolsas só são suficientes pelos próximos 3 dias, o Amazonas registra queda de 6% e no Paraná, houve queda de 30% nas doações.

Dados do Ministério da Saúde mostram que menos de 2% da população doa sangue de forma regular. O número, que já é baixo, caiu ainda mais com a pandemia, pois muitas pessoas estão isoladas ou têm medo de se contaminar em um ambiente hospitalar.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU