Quase 70% das indústrias da cidade do Rio têm dificuldade para adquirir matéria-prima e insumos
Segundo um levantamento da Firjan, o cenário piorou em relação a outubro
Por Sérgio Leão*, às 12:56 - 12/12/2020 | Atualizado às 13:32 - 12/12/2020

67,1% das indústrias fluminenses enfrentaram, em novembro, dificuldade para aquisição dos produtos (Foto: Agência Brasil)
Quase 70% das indústrias da capital fluminense ainda têm dificuldade para adquirir matéria-prima e insumos. É o que aponta um levantamento divulgado pela Federação das Indústrias do Rio.
Segundo o estudo, 67,1% das indústrias cariocas enfrentaram, em novembro, dificuldade para aquisição dos produtos.
Entre as empresas afetadas, 24,6% relatam muita dificuldade. A federação também ressalta que o cenário piorou em relação a outubro, quando o porcentual de empresas com dificuldade era de 65,4% e 18,5% delas tinham muita dificuldade.
Jonathas Goulart, gerente de estudos econômicos da Firjan, explica o motivo pelo qual as empresas passaram por esses obstáculos.
Diante do cenário, também subiu o porcentual de indústrias que estão com dificuldade para atendimento ao cliente. Em outubro, esse percentual era de 37% e, em dezembro, chega a 44,3%.
A parcela de empresas que relatam que grande parte da demanda não está sendo atendida passou de 8,7% para 11%.
Jonathas Goulart relata quais são as perspectivas para um próximo balanço, com a esperança de números mais equilibrados.
Para metade dos empresários entrevistados (50,7%), a oferta de insumos e matérias-primas nacionais será normalizada a partir do segundo trimestre de 2021.
*Estagiário sob supervisão de Maurício Bastos
Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.