TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Quase um terço dos leitos de internação disponíveis no Rio não podem ser utilizados - Editoriais - Band News FM

Coronavírus

Texto:
+
-

Quase um terço dos leitos de internação disponíveis no Rio não podem ser utilizados

A falta de recursos humanos, insumos ou avarias são os principais motivos apontados por um levantamento feito pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública do estado

Por Michael Verissimo, às 19:45 - 25/05/2020 | Atualizado às 21:51 - 25/05/2020

00:00 / 00:00

Apenas 54% das vagas à disposição nas redes federal, estadual e municipal estão em uso (Foto: Reprodução/TV Band)

Quase um terço do total de leitos de internação disponíveis no Rio estão impedidos de serem utilizados por falta de recursos humanos, insumos ou avarias. A maior parte deles fica em hospitais federais. A informação faz parte de um levantamento conjunto feito pelo Ministério Público e Defensoria Pública do estado.

Das 6.171 vagas à disposição nas redes federal, estadual e municipal, apenas 3.345 estão em uso. O número representa 54% do total. 

Quando se pega somente os hospitais do estado e da capital, a quantidade de leitos é de 3.584. No entanto, desse somatório, 1.251 estão ociosos e poderiam receber doentes.

Para o promotor Felipe Barbosa Ribeiro, é inconcebível que essas vagas não sejam destinadas a eliminação da fila de espera por parte de pacientes com Covid-19.

Só no Hospital Municipal Souza Aguiar há 99 leitos livres. Enquanto isso, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, são 128. Já no Into, 85 estão desocupados.

Na Justiça, MP e Defensoria requerem a abertura imediata das estruturas de campanha prometidas e a transparência de dados relativos ao plano de contingência, além de informações sobre unidades de saúde.  

Segundo a coordenadora de Saúde da Defensoria, Thaísa Guerreiro, os gestores públicos podem responder criminalmente em caso de omissão.

Nas redes municipal e estadual, a falta de profissionais é a causa de 66% do total de leitos impedidos.

NEWSLETTER
OU