TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Região dos Lagos recebe doses da vacina contra a Covid-19 - Editoriais - Band News FM

Vacinação

Texto:
+
-

Região dos Lagos recebe doses da vacina contra a Covid-19

Essa distribuição é complexa pois etapas de segurança precisam ser seguidas para garantir a eficácia do imunizante

Por Marcus Sadok, às 16:44 - 22/02/2021

00:00 / 00:00

A BandNews FM acompanhou a viagem para a Região dos Lagos (Foto: Marcus Sadok/BandNews FM)

A operação para a distribuição de doses da vacina contra a Covid-19 é complexa. O imunizante precisa ficar com a temperatura controlada, entre outras etapas de segurança para que tudo saia como planejado até a chegada em todas as cidades do Rio. Com quatro aeronaves, a Secretaria Estadual de Saúde fez mais uma operação de entrega de 193 mil doses.

A BandNews FM acompanhou a viagem para a Região dos Lagos. Em uma das aeronaves, que pertence à Polícia Civil além dos pilotos, uma farmacêutica também acompanhou a distribuição. Do alto, praias, montanhas e florestas são o cenário da missão em um dos estados com a geografia mais bonita do mundo.

Das doses distribuídas nesta segunda-feira (22), 173 mil são para a segunda aplicação e 20 mil para a primeira.

Para a Região dos Lagos, três municípios são escolhidos como bases que recebem as doses para todas as cidades vizinhas. Cabo Frio, por exemplo, recebe os imunizantes que vão para Rio das Ostras e Búzios.

A dona Maria da Conceissão, de 75 anos, mora em Cabo Frio e não vê a hora de receber a vacina.

Em Araruama, as vacinas são distribuídas para Casemiro de Abreu, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Arraial do Cabo. Na terceira e última parada, Rio Bonito distribui as doses para Silva Jardim, Saquarema, Itaboraí e Tanguá.

O secretário estadual de saúde, Carlos Alberto Chaves explica que a operação de entrega de vacinas é um trabalho em conjunto, entre pilotos e profissionais de saúde.

Até agora o Rio de Janeiro já recebeu cerca de 1 milhão e 40 mil vacinas. Da CoronaVac são 855 mil e 185 mil da Oxford/Astrazenica. Mais de 427 mil pessoas receberam a primeira dose e 80 mil receberam a segunda. O número, no entanto, representa pouco mais de 2% da população do Estado vacinada.

NEWSLETTER
OU