Relatório aponta criação de base de criminosos em cima da UPP do Andaraí
Em fotos anexadas ao documento é possível ver criminosos portando fuzis e usando drogas no local
Por Agatha Meirelles, às 18:02 - 22/02/2021
Traficantes montaram uma base de observação em cima da Unidade de Polícia Pacificadora do Andaraí, na Zona Norte do Rio. Os criminosos ficam na parte de cima da UPP, e se revezam em plantões, monitorando a movimentação dos agentes.
A base foi descoberta durante a produção de um relatório feito pelo próprio comando da UPP e entregue à Corregedoria da PM.
A informação foi divulgada pelo Jornal O Globo. Em fotos anexadas ao documento é possível ver criminosos portando fuzis e usando drogas no local, poucos metros acima da porta de entrada da UPP.
O especialista em segurança pública, Ignácio Cano, relembra que, antes, as Unidades de Polícia Pacificadora eram sinônimo de segurança, o que foi se modificando com o passar dos anos.
Quando instalada, em 2010, a UPP do Andaraí ficou conhecida por ser um dos exemplos do projeto já que chegou a ficar cinco anos sem registrar mortes de policiais na favela.
Em nota, a PM afirmou que, assim como as demais Unidades de Polícia Pacificadora, a base da comunidade passa por processo de recuperação, tanto no que se refere à fortificação e melhoria das instalações físicas, como também na realocação de bases para áreas mais estratégicas e seguras.
Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.