TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Rio tem homenagem a Zumbi e ações de conscientização no Dia da Consciência Negra - Editoriais - Band News FM

Cultura

Texto:
+
-

Rio tem homenagem a Zumbi e ações de conscientização no Dia da Consciência Negra

Entre os eventos está o tradicional Cortejo da Tia Ciata

Por Marcelo Andrade, às 13:32 - 20/11/2019 | Atualizado às 18:18 - 20/11/2019

00:00 / 00:00

As comemorações começaram cedo no busto de Zumbi (Foto: Agência Brasil)

Em diversos pontos da cidade foram realizadas homenagens a Zumbi dos Palmares e celebrações pelo Dia da Consciência Negra, como o tradicional Cortejo da Tia Ciata. A escultura da matriarca do samba carioca e ícone da resistência negra saiu da casa onde ela morou, na Praça Onze, e foi em direção à estátua de Zumbi, na Avenida Presidente Vargas.

A mãe de Santo foi uma das responsáveis pelo surgimento do samba carioca e tornou-se uma espécie de primeira dama das comunidades negras da Pequena África, na região histórica do Rio. Ewerton Gomes participou da caminhada e lembrou que é preciso respeitar todas as pessoas.

No busto de Zumbi de Palmares, no Centro, as comemorações começaram às seis da manhã com uma lavagem. A programação contou com desfiles, hasteamento de bandeiras e apresentações culturais. Ivanildo dos Santos participa de um grupo de combate à intolerância religiosa e falou da importância do líder Zumbi para os brasileiros.

A Pedra do Sal, outro ponto que conta a história dos negros no Rio, foi interditado pela Defesa Civil da cidade depois que blocos de tijolo e cimento despencaram do penúltimo andar de um prédio na região.

Por causa da interdição, a famosa roda de samba Pequena África, que sempre acontece na noite do dia 19 de novembro, foi cancelada. A secretaria Municipal de Urbanismo do Rio fez uma vistoria na área. Ainda não há previsão para a liberação do espaço.

Uma lei estadual de 2002 determina que o Dia da Consciência Negra seja feriado em todos os municípios fluminenses, inclusive na capital.

NEWSLETTER
OU