TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Rio tem primeiro dia de reabertura do comércio de rua e salões de beleza - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Rio tem primeiro dia de reabertura do comércio de rua e salões de beleza

A movimentação na Rua da Alfândega, no Centro, não foi tão intensa nesta segunda-feira

Por Andrezza Buzzani, às 18:53 - 29/06/2020 | Atualizado às 18:58 - 29/06/2020

00:00 / 00:00

Os estabelecimentos podem funcionar mediante novas regras de prevenção (Foto: Andrezza Buzzani)

No primeiro dia útil após a autorização de reabertura do comércio de rua e salões de beleza do Rio, a taxa de isolamento social chegou a 46% às 17h./ Os dados são da parceria entre o Centro de Operações Rio com a empresa de inteligência artificial Cyberlabs, que monitora o índice em tempo real na cidade.

No entanto, seja pelo medo de sair de casa, pela renda apertada no fim do mês ou pela manhã de frio, a movimentação na Rua da Alfândega, no Centro, não foi tão intensa.

Os estabelecimentos podem funcionar mediante novas regras de prevenção. O horário é de 11 às 17 horas e a ocupação não pode ultrapassar 50% para as lojas e 1/3 do limite de pessoas para os salões. Também é necessário reforço nas rotinas de higienização e a disponibilização de álcool em gel.

Segundo a gerente de uma loja de roupas íntimas na Saara, Francisca Campos, a curiosidade pela reabertura fez com que mais pessoas saíssem às ruas, mas, para os comerciantes, a movimentação nas lojas ainda é fraca.

No sábado (27), o prefeito Marcelo Crivella, antecipou parte da fase 3 de do plano de retomada da economia do município. No entanto, bares, restaurantes e academias só poderão abrir a partir de quinta-feira (2), com capacidade reduzida e sem aglomerações.

Antônio Paris é proprietário de um restaurante à quilo em Copacabana, na Zona Sul. Com a proibição do "self-service", Antônio se prepara para que a comida seja servida por garçons. Gerente de um bar no mesmo bairro, Raimundo Pires acredita que mesmo com a liberação para o atendimento nas mesas, os serviços de delivery vão permanecer fortes no começo.

As academias vão funcionar por agendamento e distanciamento de cerca de seis metros quadrados por pessoa.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU