TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Sacolas plásticas estão com os dias contados no Rio - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Sacolas plásticas estão com os dias contados no Rio

Lei que proíbe o uso começa a valer no dia 26 de junho. Entenda como vai funcionar

Por Andrezza Buzzani, às 09:01 - 15/03/2019 | Atualizado às 09:06 - 15/03/2019

As novas sacolas devem aguentar pelo menos dez quilos (Foto: Reprodução)

Após a cidade do Rio proibir a distribuição e venda dos canudos plásticos, as sacolas também estão com os dias contados para serem substituídas no estado.

A lei, proposta pelo deputado estadual Carlos Minc e sancionada em junho do ano passado pelo então governador Luiz Fernando Pezão, obriga a troca das sacolas plásticas por bolsas biodegradáveis ou reutilizáveis.

Nesta sexta-feira (15), uma reunião entre o Ministério Público, o Inea, a Fecomércio, o Procon e supermercados fluminenses vai acontecer no Palácio Tiradentes, no Centro do Rio, para acertar algumas decisões antes da medida entrar em vigor.

Para as sociedades e empresários titulares de estabelecimentos, a lei começa a valer no dia 26 de junho. Já para empresários de pequeno porte e microempresários a lei se aplica a partir do dia 26 de dezembro.

As novas sacolas devem aguentar pelo menos dez quilos. Elas poderão ser distribuídas gratuitamente ou com cobrança de até seis centavos por unidade. O Rio foi a primeira cidade do país a abolir os canudinhos de plástico. O decreto foi regulamentado no dia 18 de julho no Diário Oficial.

NEWSLETTER
OU