TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Safra de grãos pode chegar a mais de 247 milhões de toneladas e bater novo recorde em 2020 - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Safra de grãos pode chegar a mais de 247 milhões de toneladas e bater novo recorde em 2020

A previsão divulgada pelo IBGE aponta um aumento de 2,5% em comparação à colheita do ano passado

Por Daniella Dias, às 14:35 - 08/07/2020 | Atualizado às 17:47 - 08/07/2020

00:00 / 00:00

Nas quedas, está a produção do milho (Foto: Agência Brasil)

A safra nacional de grãos pode bater novo recorde e chegar a aproximadamente 250 milhões de toneladas em 2020. A previsão mostra um aumento de 2,5% na comparação com a colheita do ano passado, o equivalente a um acréscimo de 6 milhões de toneladas do produto. Os dados são do IBGE.

O gerente da pesquisa, Carlos Antônio Barradas, acrescenta que na comparação anual, o crescimento é influenciado, principalmente, pelo aumento na projeção de 5,6% para a soja. O algodão apresentou crescimento de 0,4%, uma das maiores taxas na série histórica. A estimativa de produção de trigo também cresceu, registrando alta de 33% em relação ao ano passado.

A pesquisa ainda registrou projeção recorde para a produção de café arábica, que deve chegar a mais de 2,5 milhões de toneladas este ano, influenciado pelo clima que beneficiou as lavouras do Centro-Sul do país.

Já nas quedas, está a produção do milho. Segundo Barradas, a produção deve ser 3% menor este ano, em relação à 2019, devido à redução do período de plantio do produto. No recorte regional, o IBGE projeta crescimento na produção, principalmente, do Nordeste com alta de 14,3%. O destaque negativo fica com o Sul que deve recuar 4,7%.

Entre os estados, o Mato Grosso deve continuar na liderança como maior produtor nacional de grãos, seguido pelo Paraná.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU