TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Safra de grãos registra recorde no mês de julho - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Safra de grãos registra recorde no mês de julho

O crescimento da produção acontece em quase todas as regiões, em especial no Centro-Oeste, com alta de 5,8%

Por Daniella Dias, às 16:15 - 11/08/2020 | Atualizado às 16:21 - 11/08/2020

00:00 / 00:00

Colheita da soja deve passar das 120 milhões de toneladas (Foto: Divulgação/Abiove)

A safra nacional de grãos deve chegar a pouco mais de 250 milhões de toneladas e bater mais um recorde em 2020.

As estimativas de julho foram divulgadas nesta terça-feira (11) no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, feito pelo IBGE.

O maior crescimento da produção de grãos acontece em quase todas as regiões, em especial no Centro-Oeste com alta de 5,8%.

O destaque ficou com a soja, que teve expansão de pouco mais de 120 milhões de toneladas. O resultado, também recorde, só não foi maior devido à produção gaúcha que registrou queda por conta da estiagem prolongada.

O analista de agropecuária do IBGE, Carlos Barradas, diz que o arroz e o algodão também devem apresentar crescimento na produção.

O milho também teve alta causada pelo grande número de demandas internas e externas que têm mantido os preços do produto elevados e com estímulo nas lavouras, em especial, no Paraná e na região Centro-Oeste.

Já a produção do trigo tem estimativa 41% maior por causa da valorização do dólar e dos investimentos feitos nas lavouras de inverno, como forma de recuperar os prejuízos das estiagens.

Na comparação com o mês anterior, a variação de 1,3% da safra de grãos registrada em julho decorre do milho de 2ª safra, do trigo, da soja, do arroz, da aveia e do feijão de 3ª safra.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU