TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Setor de serviços registra maior queda dos últimos nove anos em abril - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Setor de serviços registra maior queda dos últimos nove anos em abril

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quarta-feira (17) pelo IBGE

Por Daniella Dias, às 13:39 - 17/06/2020 | Atualizado às 17:45 - 17/06/2020

00:00 / 00:00

Atividade de transportes recuou 17,8% e exerceu o maior impacto negativo no setor de serviços (Foto: Agência Brasil)

O setor de serviços registrou queda de 11,7% em abril, sendo a mais intensa dos últimos 9 anos. Influenciadas pela pandemia de Covid-19, as cinco atividades pesquisadas registraram recuos recordes.

O destaque ficou com o grupo de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que registrou deflação de 17,8%. O índice das atividades turísticas também apresentou queda, chegando a menos 54,5%. Junto com o serviço aéreo, restaurantes e hotéis foram os mais afetados.

O engenheiro mecânico Frederico Souza viajaria em abril para comemorar o aniversário, mas teve os planos cancelados. Já o consultor de estratégias, Fellipe Mendes, cancelou uma viagem internacional.

26 das 27 unidades da federação registraram recuo na passagem de março para abril. Os destaques ficaram com São Paulo com queda de 11,6% e Rio de Janeiro com menos 12,7%, principalmente, dos segmentos de alojamento e alimentação.

A jornalista Amanda Santiago viajaria para a capital paulista em abril e precisou cancelar até a reserva do hotel. O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, detalha como o home office impactou na queda de receita das empresas de limpeza.

No recorte regional, o único impacto positivo foi observado em Mato Grosso, com alta de 9,0% por causa do aumento do transporte ferroviário de cargas.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quarta-feira (17), pelo IBGE.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU