TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Setor de serviços registra pior resultado desde 2011 - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Setor de serviços registra pior resultado desde 2011

Sendo a segunda queda no ano, os últimos dados da Pesquisa Mensal de Serviços apontam diminuição de quase 7%

Por Andrezza Buzzani, às 10:22 - 12/05/2020 | Atualizado às 15:14 - 12/05/2020

00:00 / 00:00

Com queda de 6,9%, o volume de serviços no Brasil tem o pior resultado da série histórica do setor, iniciada em 2011. Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados nesta terça-feira (12), pelo IBGE, comparam março com fevereiro.

Essa é a segunda queda consecutiva do setor. Em relação a março de 2019, o recuo foi de 2,7%. A retração é uma consequência das medidas de isolamento social para conter o avanço da Covid-19, como explica o gerente da pesquisa Rodrigo Lobo.

O índice de atividades de turismo teve a maior queda já registrada, com redução de 30% em março frente a fevereiro. Os impactos vieram da baixa procura nos segmentos de hotéis e restaurantes, transportes aéreos de passageiros e agências de viagens. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram os estados mais prejudicados.

Segundo o presidente da Hotéis Rio, Alfredo Lopes, a expectativa do setor hoteleiro é que retomada das ocupações aconteça a partir de julho. Todas as cinco atividades pesquisadas tiveram quedas. Os destaques são para serviços prestados às famílias, com recuo de cerca de 31%, e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com redução de 9%.

Na análise por região, 24 estados também tiveram resultados negativos em março, em relação a fevereiro.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU