TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Setor de serviços tem quinta alta seguida e avança 1,7% em outubro - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Setor de serviços tem quinta alta seguida e avança 1,7% em outubro

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços divulgada pelo IBGE

Por Francini Augusto, às 09:38 - 11/12/2020 | Atualizado às 12:35 - 11/12/2020

00:00 / 00:00

Pedro Ventura/Agência Brasília (Foto: O crescimento foi acompanhado por quatro das cinco atividades investigadas)

O setor de serviços avança pela quinta vez seguida e encerra outubro com alta de 1,7%, comparado ao mês anterior. O crescimento foi acompanhado por quatro das cinco atividades investigadas, com destaque para serviços de informação e comunicação. O avanço foi de 2,6%, após recuo de 8,8% entre janeiro e maio deste ano.

Durante o ano, o crescimento no setor de serviços foi ainda maior, de acordo com Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa mensal de serviços do IBGE. Apenas o segmento de outros serviços registrou taxa negativa: 3,5%.

Em outubro de 2020, o índice de atividades turísticas cresceu 7,1% frente a setembro, tendo sexta taxa positiva seguida. Apesar disso, Arnaldo Bichucher, presidente da Liga Independente dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro, afirma que ainda falta bastante para retomar o ritmo do período anterior a pandemia.

Segundo o IBGE, o segmento de turismo ainda necessita avançar 54,7% para retornar ao patamar de fevereiro de 2020. Entre os setores mais afetados pela pandemia, o de transportes cresceu pelo sexto mês consecutivo com 1,5%. O segmento serviços prestados às famílias atingiu a terceira alta seguida com 4,6%.

Em relação a outubro de 2019, houve recuo de 7,4% no setor de serviços.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU