TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Sistema Nacional de Orquestras Sociais é lançado e vai promover cursos, oficinas, concertos e festivais - Editoriais - Band News FM

Cultura

Texto:
+
-

Sistema Nacional de Orquestras Sociais é lançado e vai promover cursos, oficinas, concertos e festivais

O Sinos é uma rede composta por dezenas de profissionais de música

Por Giovanna Faria*, às 22:15 - 15/07/2020 | Atualizado às 22:20 - 15/07/2020

00:00 / 00:00

A iniciativa integra o Programa Funarte de Toda Gente (Foto: Divulgação/Funarte)

O Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), fruto de parceria entre a Fundação Nacional de Artes - Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, foi lançado nesta quarta-feira (15). O Sinos é uma rede composta por dezenas de profissionais de música, que atuará em cursos, oficinas, concertos e festivais, neste segundo semestre e também por todo o ano de 2021.

O Coordenador do Sinos e Professor de regência da Escola de Música da UFRJ, André Cardoso, destaca a importância de ter um projeto focado no ensino musical para o país inteiro. As atividades se iniciam exclusivamente online e, quando possível, se estenderão a ações presenciais, em todas as regiões do país. A iniciativa integra o Programa Funarte de Toda Gente.

A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país.

Por meio do site do projeto, estarão disponíveis oito linhas de ação: Pedagogia para cordas, Projeto Espiral - capacitação instrumental de jovens músicos, Projeto Orquestra, Sinos e-Orquestra, Academia de Regência, Academia de Ópera, Festivais de música e "Lives" e material pedagógico.

Para mais detalhes e para se inscrever, é só entrar no site do Sinos.

*Estagiária sob supervisão de Thaiana de Oliveira

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU