TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Situação da Ponte do Costa Brava preocupa moradores do Joá - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Situação da Ponte do Costa Brava preocupa moradores do Joá

Interditada desde dezembro, a estrutura recebeu um escoramento emergencial, mas as obras ainda não têm data para começar

Por Giovanna Faria, às 22:29 - 14/01/2020 | Atualizado às 13:50 - 15/01/2020

00:00 / 00:00

A Ponte da Costa Brava é a única via que dá acesso ao clube Costa Brava (Foto: Divulgação)

Após ser interditada em dezembro, a Ponte do Costa Brava ainda não tem data para a realização das obras. Atualmente, quem passa pelo Elevado do Joá repara no grande escoramento da estrutura.

O diretor financeiro do clube, Henrique Martins, disse que foi feito um escoramento emergencial para que a ponte fosse liberada, mas a licitação para as obras já está sendo realizada.

“A gente foi surpreendido 20 dias antes da nossa festa do Réveillon. A ponte cedeu 10 cm. Então o próprio clube que acionou a Defesa Civil e eles resolveram interditar. A gente fez uma licitação de emergência e agora estamos na fase de licitação para recuperação da estrutura da ponte”, explica o diretor.

Os moradores estão apreensivos com a situação. O ativista do Salvemos São Conrado, Marcello Farias, explica que houve uma festa na virada do Ano Novo que contou com cerca de duas mil pessoas e que os seguranças apressavam os visitantes quando se aglomeravam na ponte. Ele ainda destaca os riscos com o aumento das chuvas.

“O Joá teve mansões que foram interditadas devido às fortes chuvas e o Costa Brava também sofreu o impacto também e fazer um evento com grande quantidade de pessoas passando naquele lugar perigoso... Querem fazer grandes eventos, mas têm que saber das consequências”, afirma Marcello.

O engenheiro civil Gerardo Portella afirma que o escoramento é seguro, caso feito de maneira correta, mas apenas como medida provisória e sem pesos exagerados na ponte: “essa ponte tem um vão muito grande. Ela não é nenhuma coisa fora dos padrões. Ela é bem feita, mas ela tem um vão muito grande. Se o escoramento for bem feito, não há necessidade de se preocupar. Não é definitivo, mas é uma maneira provisória de fazer a sustentação da estrutura”.

A Secretaria de Urbanismo confirma que a obra emergencial foi feita devido a interdição, feita pela Defesa Civil. A pasta ainda informa que o proprietário precisa de uma licença de obras para realizar o reparo definitivo.

A Ponte da Costa Brava é a única via que dá acesso ao clube Costa Brava, que foi tombado pela prefeitura em 2014. Para ser sócio, e preciso pagar a taxa de R$ 15 mil.

NEWSLETTER
OU