TRANSPORTE
NO RIO

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Ruim
Avião Bom
Vendas aumentam 0,7% em setembro e acumulam cinco altas consecutivas - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Vendas aumentam 0,7% em setembro e acumulam cinco altas consecutivas

As maiores altas nas vendas ocorreram nos segmentos de móveis e eletrodomésticos

Por Júlia Kallembach, às 16:14 - 13/11/2019 | Atualizado às 16:40 - 13/11/2019

00:00 / 00:00

Os índices do comércio varejista foram positivos (Foto: Helena Pontes | Agência IBGE Notícias)

O volume de vendas do comércio varejista nacional cresceu 0,7% em setembro na comparação com o mês anterior. Este é o quinto resultado positivo consecutivo do setor no ano, com ganho acumulado de 2,4% no período, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo IBGE, nesta quarta-feira (13). As maiores altas do mês ocorreram nos segmentos de móveis e eletrodomésticos; tecidos; vestuário e calçados; outros artigos de uso pessoal e doméstico; além de combustíveis e lubrificantes. 

Dona de uma loja de roupas, Elisabeth Azevedo conta que percebeu um leve aumento nas vendas. A única taxa negativa foi observada em equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com recuo de 2,0%, mesmo após um avanço de 3,8% no mês anterior.  Para Rodolfo Tobler, economista da Fundação Getúlio Vargas, o mercado vem se recuperando de uma recessão. 

Os índices do comércio varejista foram positivos tanto para o fechamento do terceiro trimestre de 2019, como para o acumulado dos nove primeiros meses do ano, na comparação com os mesmos períodos do ano anterior. No acumulado nos últimos 12 meses, o indicador ficou estável passando de 1,4% em agosto para 1,5% em setembro. 

NEWSLETTER
OU