TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Vendas do comércio varejista têm crescimento de 5,2% em julho - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Vendas do comércio varejista têm crescimento de 5,2% em julho

Esta é a terceira alta mensal consecutiva é a maior já registrada nos últimos 20 anos para o período

Por Daniella Dias, às 16:49 - 10/09/2020 | Atualizado às 18:45 - 10/09/2020

00:00 / 00:00

O setor de móveis e eletrodomésticos está 16,9% acima do patamar de vendas de fevereiro (Foto: Agência Brasil)

As vendas do comércio varejista registraram crescimento de 5,2% em julho, na comparação com junho. Esta é a terceira alta mensal consecutiva é a maior já registrada nos últimos 20 anos, para o período. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o volume de vendas do varejo teve crescimento de 5,5%.

Apesar da trajetória de recuperação, o setor registra queda de 1,8% nos primeiros sete meses de 2020.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (10) pela Pesquisa Mensal de Comércio, feita pelo IBGE.

O setor de livros, jornais, revistas e papelaria teve a maior alta, com 26,1%, seguido por tecidos, vestuário e calçados.

De acordo com o economista do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises, Rafael Zanderer, os setores tiveram maior procura devido ao período de isolamento social, por causa da pandemia de coronavírus.

Segundo o gerente da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE, Cristiano Santos, o comércio varejista ampliado, que inclui também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, apresentou alta em julho.

Apenas a atividade de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo não registrou alta em julho, apresentando estabilidade frente ao mês anterior.

O crescimento do volume de vendas do varejo foi registrado em 21 das 27 unidades da federação, com destaque para Amapá, Paraíba e Pernambuco. Na outra ponta, as taxas negativas ficaram com Tocantins, Paraná e Mato Grosso.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU