TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Vendas do varejo tem alta de 13,9% em maio, em comparação a abril - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Vendas do varejo tem alta de 13,9% em maio, em comparação a abril

Este é o maior crescimento em 20 anos, mas ainda não foram o suficiente para recuperar os danos causados pela pandemia

Por Daniella Dias, às 11:38 - 08/07/2020 | Atualizado às 17:43 - 08/07/2020

00:00 / 00:00

No acumulado do ano, o varejo registrou queda de 3,9% (Foto: Agência Brasil)

O IBGE acredita que o cenário econômico pior já passou. Dados da Pesquisa Mensal de Comércio mostram que o volume de vendas do varejo teve alta de 13,9% em maio frente ao mês anterior. Este é o maior crescimento dos últimos 20 anos. Apesar do aumento, o resultado não foi suficiente para recuperar os tombos registrados em março e abril, que ainda refletiram os efeitos da pandemia da Covid-19.

A reabertura do comércio, a antecipação do 13º salário e o auxílio emergencial foram fatores que contribuíram para a movimentação da economia em maio e, de certa forma, frear a recessão.

Todas as oito atividades observadas no comércio varejista registraram aumento. O destaque ficou com tecidos, vestuário e calçados, com alta de 100,6%. No recorte regional, todas as 27 unidades da federação apresentaram crescimento na passagem de abril para maio. Os destaques ficaram com Rondônia, Paraná e Goiás.

Na comparação com maio de 2019, o setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foi o único a crescer no indicador interanual, com aumento de 9,4%. Esse resultado se deve à classificação do grupo como atividade essencial, já que as lojas físicas se mantiveram aberta durante a quarentena.

No acumulado do ano, o varejo registrou queda de 3,9%. Já nos últimos 12 meses, o cenário é de estabilidade.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU