TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Vendas no varejo apresentam estabilidade em maio - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Vendas no varejo apresentam estabilidade em maio

No ano, as vendas tiveram alta de 0,7%, e acumulam crescimento de 1,3% nos últimos 12 meses

Por Michael Verissimo, às 11/07/2019 - 17:17

00:00 / 00:00

O comércio de veículos subiu 22,3% na comparação com maio do ano passado (Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias)

Apesar do volume de vendas no país ter se mantido estável em maio, o comércio apresentou elevação de 0,7% e já acumula uma alta de 1,3% nos últimos 12 meses. O resultado é da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (11).

Duas das oitos atividades do comércio ficaram negativas, o que contribuiu para a estabilidade: outros artigos de uso pessoal e doméstico, que abrange as vendas pela Internet, com 1,4%, e combustíveis e lubrificantes, 0,8%.

De acordo com a gerente da pesquisa, Isabella Nunes, os dados estão diretamente atrelados a baixa qualidade de renda provocada pelo aumento da informalidade.

O setor de hipermercados e supermercados, que detém maior influência no estudo, elevou 1,4%, após encolhimento de 3,5% entre fevereiro e abril.

Gr-fico-IBGE-2019-7-11

Regionalmente, 16 das 27 unidades da federação tiveram resultados positivos no comércio varejista, com destaque para Amapá (8,1%). As maiores retrações nas vendas estão Minas Gerais (-1,5%), Roraima e Rio de Janeiro (ambos com -1,4%).

No comércio varejista ampliado, que compreende as vendas de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, houve alta de 0,2% em maio e de 6,4% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU