Vendas no varejo têm queda 6,1% em dezembro
É o recuo mais intenso para um mês de toda a série histórica iniciada em 2000
Por Amanda Martins, às 09:53 - 10/02/2021

O acumulado do comércio varejista em 2020 fechou com alta de 1,2% (Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias)
O comércio varejista teve a pior queda para um mês de dezembro de toda a série histórica iniciada em 2000: redução de 6,1% se comparado a novembro. O resultado foi impulsionado por todas as oito atividades pesquisadas que tiveram queda no mês analisado. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio divulgada pelo IBGE.
O recuo em artigos de uso pessoal e doméstico, por exemplo, foi de 13,8%, enquanto o de tecidos e vestuários foi de 13,3%. Já o setor de equipamentos para escritório, informática e comunicação apresentou queda de 6,8%.
O vendedor Alan Santos trabalha em uma loja de roupas e conta que as vendas de dezembro foram as piores dos últimos anos.
Apesar dos resultados negativos nos últimos dois meses do ano, segundo o gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos, o acumulado de 2020 fechou com alta de 1,2%.
No cenário acumulado de 2020, cinco setores tiveram alta: material de Construção, móveis e eletrodomésticos, além de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos.
Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.