TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Witzel retira decisão que extinguiu quinquênio de professores da rede estadual - Editoriais - Band News FM

Política

Texto:
+
-

Witzel retira decisão que extinguiu quinquênio de professores da rede estadual

Decreto havia causado polêmica

Por Aline Pessanha*, às 17:50 - 15/08/2019 | Atualizado em 18:16 - 15/08/2019

00:00 / 00:00

Witzel havia sancionado o decreto na parte da manhã (Foto: Agência Brasil)

No mesmo dia em que determina a extinção do quinquênio dos professores da rede estadual, o governador Wilson Witzel volta atrás e retira a determinação.

Tudo aconteceu nesta quinta-feira (15). Na parte da manhã, Witzel havia sancionado o decreto, alegando vícios de constitucionalidade e, com isso, retirava o aumento salarial por progressão a cada cinco anos dos professores. A medida gerou reação imediata.

A professora de Geografia do Colégio Estadual Alecrim, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, Lívia dos Santos, de 34 anos, lamenta a decisão do governo e afirma que, com os salários congelados há mais de cinco anos o que tinham de esperança era o plano de carreira.

Já a professora de português Cristina Moura, de 43 anos, foi pega de surpresa e disse que a notícia caiu como uma bomba.

O coordenador do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ, o SEPE, Gustavo Miranda, de 38 anos, repudiou à decisão.

O deputado Luis Paulo Correa Rocha reitera que o direito do Poder Judiciário estaria sendo posto à prova e considera inaceitável que um decreto sobreponha uma lei.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação garante que o pagamento do quinquênio para os professores da rede pública estadual está mantido. A pasta afirma ainda que estão garantidos os ajustes necessários do benefício, atendendo às prerrogativas da Constituição Federal.

*Estagiária sob supervisão de Carlos Briggs

NEWSLETTER
OU