TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Alerj aprova projeto que prevê instalação de câmeras em uniformes de policiais - Editoriais - Band News FM

Segurança

Texto:
+
-

Alerj aprova projeto que prevê instalação de câmeras em uniformes de policiais

O projeto também determina que os equipamentos sejam instalados nos helicópteros das polícias

Por Rafaela Cascardo, às 22:50 - 12/05/2021

00:00 / 00:00

O projeto tramita na Alerj desde 2015, mas foi votado nesta quarta-feira (12) (Foto: Divulgação/PMERJ)

A Assembleia Legislativa do Rio aprovou o projeto de lei que prevê a instalação de câmeras nos helicópteros das polícias Civil e Militar e de microcâmeras nos uniformes dos agentes.

O projeto tramita na Alerj desde 2015, mas foi votado nesta quarta-feira (12), quase uma semana depois da operação que deixou 28 mortos no Jacarezinho, na Zona Norte. Foram 34 votos a favor, 16 contra e uma abstenção. Agora o projeto segue para a sanção do governador Cláudio Castro. Em março, ele já havia publicado no Diário Oficial do estado um decreto para que uma medida parecida entrasse em vigor.

A proposta determina que a norma seja implantada gradualmente, por meio de cronograma do Poder Executivo, tendo um prazo máximo de dois anos a partir da publicação da medida.

A intenção é que inicialmente 1.600 câmeras sejam destinadas à Polícia Militar; 765 ao programa Segurança Presente, 100 à Polícia Civil e 43 ao Corpo de Bombeiros.

Autor do projeto, o deputado Carlos Minc, do PSB, disse que o objetivo da medida é proteger a sociedade e também o policial.

Uma outra lei que já determinava a instalação do equipamento nas viaturas novas e a colocação gradativa nas antigas está prestes a completar 12 anos em vigor. Devido à baixa adesão a essa lei, o Ministério Público chegou a cobrar da Polícia Militar um cronograma para a instalação dos equipamentos, no ano passado. O MP não informou o que aconteceu depois dessa cobrança.

As polícias civil e militar também não responderam se já começaram a instalar as câmeras após o decreto de março.

Nesta quarta-feira (12), em memória dos mortos no Jacarezinho, o cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta celebrou uma missa pela paz em uma igreja da região.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU