TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Bolsistas da Faperj deixam de receber reajuste de 25% - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Bolsistas da Faperj deixam de receber reajuste de 25%

Aumento, que foi anunciado pelo Governo do Estado, foi vetado pelo próprio governador Cláudio Castro

Por Priscila Xavier, às 15:44 - 14/01/2022

00:00 / 00:00

Lei Orçamentária de 2022 foi sancionada sem o benefício (Foto: Reprodução/Faperj)

Mais de 6.000 alunos bolsistas vão deixar de receber o reajuste de 25% da bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio. O aumento, que foi anunciado pelo Governo do Estado, foi vetado pelo próprio governador Cláudio Castro, que sancionou a Lei Orçamentária de 2022, sem o benefício. 

Há oito anos, os estudantes não recebem aumento. São mais de 6.000 bolsistas, distribuídos entre 19 categorias de bolsas. O valor da folha de bolsistas da fundação passaria de quase 12 milhões de reais para R$ 13 milhões e 600 mil ao mês. 

A bolsista de psicologia Yasmin Anjo ficou surpresa com a mudança e lamenta. 

Além do reajuste das bolsas da Faperj, outros sete artigos foram vetados na lei, entre eles o projeto que autorizava o fornecimento de recursos para a implementação do Plano de Metas Favela Cidadão, voltado para comunidades e áreas populares.

O documento estima uma receita líquida de 92 bilhões e 900 milhões de reais e o mesmo valor em gastos. Essa é a primeira vez em cinco anos que o Estado tem um orçamento sem déficit.

De acordo com a publicação no Diário Oficial, os artigos foram vetados porque a lei orçamentária anual não pode sofrer alterações durante a execução orçamentária e financeira. 

Também nesta quinta-feira (13), o prefeito Eduardo Paes sancionou a Lei Orçamentária Anual do Município do Rio. O texto prevê uma arrecadação recorde de 39 bilhões e 800 milhões de reais, 28% maior que o estimado para o ano passado.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU