TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Cidade do Rio registra recorde de novos casos de Covid-19 em 24 horas - Editoriais - Band News FM

Coronavírus

Texto:
+
-

Cidade do Rio registra recorde de novos casos de Covid-19 em 24 horas

Foram mais de 14.800 notificações nesta sexta-feira (14)

Por Pedro Dobal, às 20:16 - 14/01/2022

00:00 / 00:00

Taxa de ocupação dos leitos hospitalares da rede municipal está em 58% (Foto: Leonardo Hübbe/CA Tubarão)

A cidade do Rio registra recorde de novos casos de Covid-19 em 24 horas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram mais de 14.800 notificações nesta sexta-feira (14).

Esse é o maior número desde o início da pandemia. Em todo o ano, foram confirmados mais de 60 mil casos. Nesta sexta-feira (14), ainda foram contabilizadas três mortes pela doença, totalizando sete óbitos em 2022.

A taxa de positividade dos testes para a Covid-19 também registrou aumento. De acordo com o último boletim divulgado, metade dos exames apresenta resultado positivo.

O pesquisador em saúde pública da Fiocruz Raphael Guimarães diz que, apesar de a variante ômicron manifestar sintomas mais leves, os dados são sinal de alerta porque a explosão de casos ameaça sobrecarregar os hospitais e o alto contágio também pode infectar muitos profissionais de saúde.

A cidade do Rio ainda registra um crescimento de mais de 1.500% no número de internações por Covid-19 desde o início do ano. Na noite desta sexta (14), 376 pessoas estavam internadas com a doença. No dia 1º de janeiro, eram apenas 23.

Apesar disso, somente 6% do total de pacientes na rede pública do município têm Covid-19. No início da semana, o índice era de 3%. Já a taxa de ocupação dos leitos hospitalares está em 58%, uma variação de 17 pontos porcentuais em apenas dois dias.

Na rede particular, houve um pequeno aumento nos atendimentos e um gargalo se formou devido ao afastamento de profissionais de saúde. É o que explica o diretor da Associação de Hospitais do Rio, Graccho Alvim.

A Secretaria Municipal de Saúde diz que já reabriu leitos para Covid-19 no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, e alertou os governos estadual e federal sobre a necessidade de ampliar as vagas em outros hospitais de referência, como o Estadual de Anchieta, o Federal de Bonsucesso, além do Universitário Clementino Fraga Filho.

Em relação aos testes realizados pela Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de positividade está em quase 37%. De 7 a 12 de janeiro, foram realizados 9.015 testes para detecção da Covid-19 nos nove centros de testagem do estado. Desse total, 3.254 tiveram resultado positivo para a doença.

Neste sábado (15), o Governo do Estado inaugura o décimo posto de testagem. Para fazer o exame, é preciso realizar um agendamento on-line. A marcação fica disponível para os dois dias seguintes. Os pacientes com sintomas mais graves devem procurar as unidades hospitalares.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU