TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Cientistas da UFRJ descobrem fenômeno relacionado ao surgimento do câncer - Editoriais - Band News FM

Ciência

Texto:
+
-

Cientistas da UFRJ descobrem fenômeno relacionado ao surgimento do câncer

A descoberta está relacionada ao surgimento de mais da metade dos casos da doença no mundo

Por Sérgio Leão*, às 20:39 - 11/06/2021

00:00 / 00:00

O fenômeno foi descoberto por um grupo de pesquisadores da UFRJ (Foto: Divulgação/UFRJ)

Um grupo de cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro descobriu um fenômeno relacionado ao surgimento de mais da metade dos casos de câncer do mundo.

O estudo aborda as alterações na proteína P53, considerada guardiã do genoma. A pesquisa ainda é básica, mas abre novas vias para o diagnóstico e o tratamento inicial da doença.

A P53 não existe em grande quantidade no organismo. Mas, quando alterada, ela perde sua principal função original, a de evitar a multiplicação de células doentes e, assim, suprimir o câncer.

Segundo o coordenador do estudo, Jerson Lima Silva, professor da UFRJ, a proteína P53 é produzida pelas células que decodificam as instruções de um gene, que tem a função de manter o organismo em ordem.

A descoberta foi realizada por meio da análise da estrutura na proteína no nível atômico. O grupo da UFRJ verificou que os aglomerados surgem em função de um processo bioquímico chamado mudança ou transição de fase, na qual a proteína deixa de ser líquida e se torna uma espécie de gel ou até material sólido, provocando os tumores.

*Estagiário sob supervisão de Isabele Rangel

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU