TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Colégios públicos sofrem com furtos constantes - Editoriais - Band News FM

Educação

Texto:
+
-

Colégios públicos sofrem com furtos constantes

Criminosos invadiram e roubaram a fiação de luz de todas as salas de aula do 2º andar do Ciep Poeta Souza e Cruz

Por Carlos Briggs, às 14:54 - 16/06/2021

00:00 / 00:00

Alunos não estão conseguindo ter aulas presenciais (Foto: Agência Brasil)

Só esse ano, duas escolas municipais foram roubadas 20 vezes em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio. No colégio Moacyr Padilha, o sistema de gás foi levado pelos bandidos. A 180 metros dali os criminosos invadiram e roubaram a fiação de luz de todas as salas de aula do 2º andar do Ciep Poeta Souza e Cruz.

Na mesma ação, foram levadas as torneiras do banheiro masculino, do refeitório e do pátio da unidade de ensino, além da caixa de luz da bomba d'água. Dez dias antes, o mesmo colégio havia sido alvo de outra ação criminosa. O alvo, dessa vez, foi a fiação da caixa de luz.

Uma professora da escola Poeta Souza e Cruz, que teve a identidade preservada e a voz distorcida, lembra que os alunos não conseguiram ficar uma semana na aula presencial e, dessa vez, foram obrigados a ficar sem aula, já que a infraestrutura do colégio foi furtada.

A mãe de um aluno do Ciep Poeta Souza e Cruz, que também teve a voz distorcida, conta que os pais não sabem mais o que fazer diante da série de roubos na unidade de ensino.

Vizinha do Ciep, a Creche Municipal Recanto Feliz também foi roubada na mesma semana. Lá, os criminosos levaram aparelhos de ar condicionado, torneiras e até as portas de proteção de um boiler, equipamento usado para aquecer água.

A Guarda Municipal informou que atua no patrulhamento preventivo nas Unidades de Ensino do Município, por meio do Grupamento de Ronda Escolar, com foco no atendimento a chamados emergenciais das direções das escolas. Em relação aos roubos nos colégios citados na reportagem, a nota informou que os casos foram relatados às autoridades policiais e registradas em delegacia pela Secretaria Municipal de Educação.

Já a Polícia Millitar, destacou que uma equipe do Bairro Seguro Padre Miguel foi direcionada ao CIEP Poeta Cruz e Sousa para conversar sobre a situação e se colocar à disposição da direção da escola em caso de necessidade.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU