TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Começa montagem da exposição comemorativa de 25 anos do MAC - Editoriais - Band News FM

Cultura

Texto:
+
-

Começa montagem da exposição comemorativa de 25 anos do MAC

Do dia 8 ao fim do mês, visitantes poderão conhecer, de graça, um dos maiores acervos deste gênero da arte do país

Por Fernando David, às 18:51 - 02/09/2021

Neste um quarto de século, quase três milhões de pessoas visitaram o MAC (Foto: Leo Zulluh/Prefeitura de Niteroi)

Começou, nesta quinta-feira (2), a montagem da exposição comemorativa pelos 25 anos do museu de arte contemporânea, em Niterói. Do dia 8 ao fim do mês, visitantes poderão conhecer, de graça, um dos maiores acervos deste gênero da arte do país.  A mostra também reúne obras de jovens artistas, como a estação do paulistano Felippe Moraes, que vai projetar trechos de clássicos da mpb em neon na fachada do MAN. A frase “Agoniza, mas não morre", do samba de Nelson Sargento, por exemplo, faz referência ao momento pelo qual a cultura do país passa, na visão do artista.

O museu foi projetado por Oscar Niemeyer - as curvas sinuosas no concreto armado não deixam enganar. Os espaços vazios, também característicos da obra do arquiteto, foram concebidos para que o museu que lembra um disco voador interaja com o visual externo, da baia de Guanabara, com a orla do Rio e de Niterói. O MAC é uma das últimas grandes obras da trajetória de Niemeyer.  Mas por pouco não ficou sem a assinatura do arquiteto, como lembra o neto de Oscar, Paulo Sérgio Niemeyer.

As obras na exposição comemorativa serão instaladas nas áreas interna e externa do museu, para reafirma a vocação de não se fechar dentro dele próprio, como explica o diretor do MAC, Victor de Wolf.

Neste um quarto de século, quase três milhões de pessoas visitaram o MAC.

NEWSLETTER
OU