TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Construção das quatro escolas que serão erguidas com estruturas do Parque Olímpico vai começar em setembro - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Construção das quatro escolas que serão erguidas com estruturas do Parque Olímpico vai começar em setembro

Eduardo Paes, responsabilizou a gestão anterior pelo abandono

Por Andrezza Buzzani, às 15:25 - 22/07/2021

00:00 / 00:00

Paes durante evento (Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio)

A construçao das quatro escolas que serão erguidas com estruturas do Parque Olimpico, na Zona Oeste do Rio, vai começar em setembro, cinco anos após os jogos na capital fluminense. Nesta quinta-feira, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, responsabilizou a gestão anterior pelo abandono.

As estruturas da Arena do Futuro e do Centro Aquático vão ser usadas na construção de unidades de ensino em Rio das Pedras, Bangu, Santa Cruz e Campo Grande, na Zona Oeste. 

Uma delas em um terreno vazio e outras três que já existem. O custo para a desmontagem e construção é de R$ 78 milhões. A abertura dos envelopes da licitação estava prevista para ocorrer nesta sexta-feira (23), mas, segundo Eduardo Paes, teve que ser adiada.

O Centro de Tenis, e as Arenas 1 e 2 Parque Olímpico vão ser concedidas à inciativa privada por 15 anos. A previsão de investimento é de R$ 25 milhões. 

O aviso de licitação foi publicado nesta quarta-feira (21), no Diário Oficial do Município. A abertura dos envelopes está marcada para o dia 24 de novembro. 

Já a Arena 3 vai se transformar em uma escola municipal de ensino fundamental vocacionada para o esporte. A escola vai receber 850 alunos em horário integral. A empresa que vencer o processo de licitação vai ficar responsável pela adaptação e manutenção estrutural. A administração fica a cargo da prefeitura. 

Nesse espaço, hoje sao realizadas aulas gratuitas de ginástica, artes marciais, academia e esportes coletivos, oferecidos pela prefeitura desde março. Todas essas atividades agora vão ser transferidas para o Velódromo, também no Parque Olimpico.

A conservação do Parque Público, que vem sendo criticado pelo abandono, continua sob responsabilidade da prefeitura.

Para o Parque dos Atletas ainda não há planos definidos. Segundo Eduardo Paes, há uma disputa judicial com os donos do terrenos, depois que ele foi desapropriado. A ideia da prefeitura é fazer uma concessão para o setor privado para a realização de eventos.

Segundo a prefeitura, uma pista de Atletismo vai ser montada em uma área atrás da Jeunesse Arena. O espaço vai ser entregue para a administração do Comitê Olímpico do  Brasil.

O prefeito também comentou sobre o futuro do sistema do BRT. A expectativa é que todo o transporte volte ao normal somente no final do ano que vem.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.
NEWSLETTER
OU