TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Consumo de brasileiros em supermercados tem queda de 2,3% entre julho e agosto deste ano - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Consumo de brasileiros em supermercados tem queda de 2,3% entre julho e agosto deste ano

Alta da inflação e o desemprego são os principais responsáveis pela queda das compras nos mercados

Por Luanna Bernardes, às 15:55 - 14/10/2021

00:00 / 00:00

Acumulado de 2021 segue positivo em 3,15% (Foto: Reprodução)

O consumo de brasileiros em supermercados teve queda de 2,3% entre julho e agosto deste ano. O recuo é o quinto mensal registrado em 2021, segundo a Associação Brasileira de Supermercados. O acumulado de 2021, no entanto, segue positivo em 3,15%.

A alta da inflação e o desemprego são os principais responsáveis pela queda das compras nos mercados. O setor, no entanto, está otimista para épocas de grande consumo, como a Black Friday e Natal.

Em agosto, o gasto com produtos da cesta Abrasmercado, que abrange 35 produtos de grande consumo nos supermercados, como batata, café e frango, continuou com tendência de alta, fechando o mês em R$675,73. O valor registra um aumento de mais de 22% em relaçao ao mesmo período do ano passado.

Diante do aumento dos gastos nas compras de mês, familias brasileiras tentam se adaptar à nova realidade.

Segundo a pesquisa, a batata teve a maior alta em agosto: de 20%, seguida do café torrado, que registrou aumento de mais de 10%. Já as maiores quedas foram verificadas no preço da cebola, com recuo de quase 5%, e no custo do refrigerante pet, com reducao de 2.8%.

João Pessoa foi a cidade com maior variação de preços entre agosto do ano passado e agosto deste ano, com alta de mais de 32%.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU