TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Donos imóveis do Centro do Rio buscam lançar projeto de resgate urbano e econômico da região - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Donos imóveis do Centro do Rio buscam lançar projeto de resgate urbano e econômico da região

O projeto chamado ‘Aliança Centro’ tem como objetivo cooperar na gestão do espaço público

Por Marcus Lacerda, às 13:00 - 22/07/2021

A ideia é inspirada num conceito já presente em 78 áreas de Nova Iorque, no Estados Unidos (Foto: Divulgação)

No rastro da aprovação do Reviver Centro, donos de grandes imóveis da região central estão se organizando para estruturar a chamado Aliança Centro, projeto da iniciativa privada que visa a colaborar ativamente com o resgate urbanístico e econômico da região. O objetivo do grupo é cooperar na gestão do espaço público.

A ideia é inspirada num conceito já presente em 78 áreas de Nova Iorque, no Estados Unidos, os chamados Business Improvement District (BIDs), que são distritos comerciais geridos por meio de parcerias entre iniciativas pública e privada, nas quais proprietários e empresários que integram os distritos optam por realizar uma contribuição coletiva para manutenção, desenvolvimento e promoção desses espaços.

Em Nova Iorgue, o Time Square, o Flat Iron District, ou a 34th Street são geridos por parcerias público-privadas.

Além disso, a Secretaria de Municipal de Planejamento Urbano pretende lançar, ainda no próximo mês, um ambiente virtual em 3D para ajudar o carioca a acompanhar a evolução do programa Reviver Centro. Nele, os internautas poderão ver no mapa quais prédios já foram licenciados dentro das regras do programa. Os dados serão públicos e ficarão no site Reviver.Rio para mostrar como estão os processos de legalização dos novos empreendimentos imobiliários.

NEWSLETTER
OU