TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Eduardo Paes dá nota 7.6 aos 100 primeiros dias de governo - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Eduardo Paes dá nota 7.6 aos 100 primeiros dias de governo

Segundo o prefeito, 23 ações para o período foram totalmente cumpridas de um total de 30

Por Gabriela Morgado e Daniella Dias, às 18:42 - 10/04/2021

00:00 / 00:00

O prefeito do Rio faz um balanço das ações nos 100 dias (Foto: Daniella Dias)

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que a Prefeitura teve nota 7.6 nos 100 primeiros dias de governo, com 23 ações totalmente cumpridas de um total de 30.

No início da apresentação do balanço, neste sábado (10), Paes criticou a gestão anterior da Prefeitura - à época com Marcelo Crivella no comando da cidade.

Quando assumiu a Prefeitura, Eduardo Paes publicou um decreto criando o Plano de Ações para os cem primeiros dias.

Entre as medidas estavam: a revisão do aumento do IPTU, a recomposição de parte das equipes de saúde da família e saúde bucal; e a contratação de 500 professores para a rede municipal de ensino. Nenhuma delas foi cumprida.

Por outro lado, a Prefeitura preparou as clínicas da família para vacinar a população contra a Covid-19 e criou dois programas de auxílio às micro e pequenas empresas.

Durante a campanha, o discurso de Paes era contrário à adoção de um lockdown na cidade.

No início do ano, o prefeito manteve o tom. Mas, em março, diante do rápido aumento na taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 que chegou a 96% no município do Rio, restringiu, por dez dias, atividades como a abertura do comércio não essencial e a permanência nas praias. A recomendação partiu do comitê científico que acompanha a pandemia.

Paes chegou a ter um embate com o governador Claudio Castro - que não concordava com as restrições durante o feriado emergencial. Pelas redes sociais, o prefeito ironizou e chamou o período de "Castrofolia".

O período inicial do prefeito também foi marcado pelo vai e vem de decisões judiciais envolvendo o pedágio da Linha Amarela - que após decisão do Supremo Tribunal Federal, passou a ter tarifa temporária de R$ 4,00.

Cem dias foram apenas o começo do desafio de Paes na Prefeitura, em plena pandemia. O político, que é elogiado e criticado pelos cariocas, está no terceiro mandato como prefeito do Rio depois de ganhar, com 64% dos votos, o segundo turno das eleições contra Marcelo Crivella.

Anteriormente ocupou o cargo entre 2009 e 2016. No período, implementou o BRT, alvo de constantes reclamações dos passageiros, e sediou os jogos olímpicos na cidade.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU