TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Encerramento de concessão da BR-040 é adiado em quase dois anos - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Encerramento de concessão da BR-040 é adiado em quase dois anos

O fim do contrato estava previsto para 28 de fevereiro e foi prolongado por mais 717 dias

Por Gabriela Morgado, às 21:12 - 26/02/2021

O segurança particular Nikólas Critsinelis critica a condição da estrada (Foto: Francini Augusto/BandNews FM)

O encerramento da concessão para a operação de parte da estrada BR-040 pela Concer foi adiado em quase dois anos, por decisão da Justiça Federal do Distrito Federal. Foram concedidas duas liminares favoráveis à empresa, nesta quinta-feira (25), em ação que pedia o reequilíbrio do contrato de concessão. Segundo a Concer, a construção da Nova Subida da Serra foi paralisada em 2016, após a União ter descumprido os meios de custeio da obra, o que teria causado problemas financeiros à empresa.

O fim do contrato estava previsto para 28 de fevereiro e foi prolongado por mais 717 dias. Cabe recurso das duas decisões.

Com a extensão do prazo, a cobrança dos pedágios em Petrópolis, na Região Serrana, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e em Simão Pereira, em Minas Gerais, também é mantida.

O segurança particular Nikólas Critsinelis critica a condição da estrada.

Em outro processo envolvendo a Concer, a Justiça Federal do Rio sequestrou mais de R$ 9,5 milhões da empresa para indenizar pessoas desabrigadas, após um deslizamento de terra em 2017, na via. A queda ocorreu próximo à Comunidade do Contorno, onde a Concer escavava um túnel, como parte das obras da Nova Subida da Serra.

Segundo a decisão, o deslizamento gerou uma cratera de cerca de 20 metros de profundidade e 30 metros de diâmetro. A tragédia provocou ainda o desabamento de uma residência, além de desabrigar cerca de 95 famílias. A Escola Municipal Leonardo Boff precisou ser esvaziada e realocada.

Além do valor para a indenização, a Concer deve continar a pagar o aluguel das famílias do chamado Vale da Escola que não queiram voltar às antigas casas.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU