TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Estudo conclui que casos graves de Covid-19 podem provocar envelhecimento do sistema imunológico - Editoriais - Band News FM

Saúde

Texto:
+
-

Estudo conclui que casos graves de Covid-19 podem provocar envelhecimento do sistema imunológico

Pesquisa é liderada pela UFRJ e pelo Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz

Por Pedro Dobal, às 20:14 - 24/11/2021

00:00 / 00:00

Dados indicam perda da capacidade de resposta dessas células na Covid-19 grave (Foto: Reprodução)

Casos graves de Covid-19 podem provocar um processo de envelhecimento do sistema imunológico e imunodeficiência aguda. A conclusão é de um estudo liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pelo Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz.

Os pesquisadores analisaram amostras de sangue de pacientes hospitalizados pela doença. Eles identificaram sinais de hiperatividade, exaustão e envelhecimento de células de defesa conhecidas como linfócitos T auxiliares.

Para os cientistas, os dados indicam perda da capacidade de resposta dessas células na Covid-19 grave, o que poderia facilitar infecções secundárias e reinfecções.

O coordenador do estudo, o professor Alexandre Morrot, explica que os linfócitos afetados atuam como maestros do sistema imune.

Segundo o pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz e professor da Faculdade de Medicina da UFRJ Alexandre Morrot, a estratégia de vacinação com doses de reforço pode ajudar a amenizar o problema.

O estudo analisou amostras de 22 pacientes internados com casos graves de Covid-19 e comparou com as amostras coletadas de indivíduos saudáveis. De acordo com os pesquisadores, ainda não é possível afirmar se o prejuízo ao sistema imunológico permanece a longo prazo.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU