TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Flip 2021 homenageia pensadores e mestres indígenas vítimas da Covid-19 - Editoriais - Band News FM

Cultura

Texto:
+
-

Flip 2021 homenageia pensadores e mestres indígenas vítimas da Covid-19

Uma série de mesas vão debater a relação entre a literatura e as florestas na Festa Literária Internacional de Paraty

Por Gustavo Sleman, às 18:57 - 21/10/2021

00:00 / 00:00

Evento vai ocorrer em formato virtual para o público em geral (Foto: Divulgação/Flip)

A edição de 2021 da Festa Literária Internacional de Paraty vai homenagear pensadores e mestres indígenas vítimas da Covid-19. Diferente dos últimos anos, quando o evento celebrou um autor em específico, a homenagem ocorre de forma coletiva.

Em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo, as mesas de debate vão distcutir a relação entre a literatura e as florestas. O tema é considerado o principal norteador da Flip deste ano. Pela primeira vez, a festa vai trabalhar com um coletivo curatorial. 

Segundo o diretor geral da Flip, Mauro Munhoz, a ideia é retratar como os livros e poesias atuam como espécies vegetais e saberes indígenas, que colaboram e se comunicam para manter vivas culturas e formas de conhecimento.

Durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (21), a organização da Flip confirmou a presença de mais quatro autores no evento. O botânico italiano Stefano Mancuso, o filósofo Emanuele Coccia, a escritora angolana Djaimilia Pereira de Almeida e a escritora britânica Elif Shafak vão participar das mesas do Programa Principal da 19ª edição da festa literária. Os escritores se juntam ao chileno Alejandro Zambra, que já havia sido anunciado.

Por causa da pandemia, o evento vai ocorrer em formato virtual para o público em geral. No entanto, a transmissão vai contar com novidades. Isso porque as mesas vão ser exibidas em lugares espalhados por Paraty e arredores, não apenas no centro histórico da cidade da Costa Verde Fluminense.

Em cada ponto, um moderador vai interagir com que estiver no local. Também é estudada a possibilidade de transmitir, direto da Mata Atlântica, a participação de um dos autores convidados.

A Flip acontece entre os dias 27 de novembro a 5 de dezembro.

NEWSLETTER
OU