TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Funcionários de Clinicas da Família do Rio realizam greve - Editoriais - Band News FM

Saúde

Texto:
+
-

Funcionários de Clinicas da Família do Rio realizam greve

As 123 unidades vão contar com apenas 30% do efetivo, em protesto a falta de pagamento dos salários

Por Julia Kallembach, às 10:16 - 14/10/2019

00:00 / 00:00

Os profissionais da saúde cobram ainda melhores condições de trabalho (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

Funcionários de Clinicas da Família do município do Rio estão em greve e 123 unidades de saúde vão contar com apenas 30% do efetivo em protesto a falta de pagamento dos salários por parte das Organizações Sociais, vinculadas à Prefeitura.

Com a paralisação dos médicos, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, vão ser priorizados o atendimento apenas grupos específicos, como menores de um ano, grávidas e portadores de tuberculose.

O publicitário Luiz Martins foi até a Clínica da Família de Del Castilho e não conseguiu atendimento.

Os profissionais da saúde cobram ainda melhores condições de trabalho. De acordo com o Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, as clinicas não tem insumos para atender os pacientes, falta remédio nas farmácias, material de limpeza nas unidades, além da demissão em massa deixando os funcionários sobrecarregados.

Além das Clinicas da Família, funcionários do Hospital Municipal Albert Schweitzer também reclamam da falta de pagamento e de insumos na unidade. Um dos trabalhadores, que teve a identidade preservada e a voz distorcida, fala que falta até luva e seringa no hospital.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a pasta trabalha junto com a Secretaria Municipal de Fazenda para a regularização dos salários e benefícios e a previsão é que sejam pagos nesta semana.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU