TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
IBGE: preços da indústria sobem 1,22% em maio frente ao mês anterior - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

IBGE: preços da indústria sobem 1,22% em maio frente ao mês anterior

Este é o maior resultado desde maio de 2019, quando registrou 1,39%

Por Daniela Dias, às 14:51 - 01/07/2020 | Atualizado às 17:58 - 01/07/2020

00:00 / 00:00

O aumento das carnes influenciou nos preços da indústria (Foto: Eduardo Peret/Agência IBGE Notícias)

O aumento nos preços dos alimentos e a leve variação positiva nos produtos químicos usados na agricultura influenciaram na variação da indústria que subiu 1,22% em maio, frente ao mês anterior.

Os dados são do Índice de Preços ao Produtor, divulgados nesta quarta-feira (1º), pelo IBGE. Este é o décimo aumento consecutivo do indicador, que mede a variação dos preços dos produtos na porta da fábrica, sem impostos e frete.

O grupo de alimentos cresceu 2,47%, devido à desvalorização do real frente ao dólar, já que o efeito foi mais forte sobre os produtos voltados para a exportação. Entre eles estão as carnes de bovinos frescas ou refrigeradas, açúcar VHP e a extração de soja.

Outros setores que também influenciaram o índice geral foram as indústrias extrativas e os veículos automotores. Em maio, 16 das 24 atividades analisadas apresentaram variações positivas de preços.

Entre elas está o refino de petróleo que apresentou queda de 5,78%. Segundo o gerente da pesquisa, Alexandre Brandão, a deflação é menos significativa do que a registrada em abril.

Já os produtos químicos registraram leve variação de 0,23% frente a abril, sendo esta a menor taxa positiva dos últimos quatro meses. Entre eles estão os adubos ou fertilizantes minerais ou químicos fosfatados e herbicidas para uso na agricultura.

Com o resultado de maio, o acumulado do índice no ano atinge 3,37%. Já nos últimos 12 meses a inflação da indústria foi de 4,60%.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU