TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Inca é premiado por pesquisas na área da oncologia - Editoriais - Band News FM

Saúde

Texto:
+
-

Inca é premiado por pesquisas na área da oncologia

O método de imunoterapia celular no combate à leucemia e o estudo sobre o melanoma originado nas mucosas receberam as premiações neste mês

Por Guilherme Persil*, às 14:49 - 24/08/2020

00:00 / 00:00

As pesquisas são desenvolvidas pelo Instituto Nacional do Câncer (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

O Instituto Nacional de Câncer foi premiado duas vezes no mês de agosto, após divulgação de novas pesquisas na área da oncologia.

O Prêmio Octavio Frias de Oliveira, promovido pelo Instituto de Câncer de São Paulo e pelo Grupo Folha, reconheceu o método de imunoterapia celular no combate à leucemia desenvolvido no Rio de Janeiro.

O pesquisador Martín Bonamino, que desenvolve e coordena o estudo, afirma que o método altera geneticamente as células imunológicas do paciente e, após reinserção, elas reconhecem e atacam as células cancerosas.

Ainda segundo Martín Bonamino, a criação dessas células em laboratório, fora do país, pode custar cerca de US$ 500 mil por paciente. No Brasil, o procedimento pode custar menos de 10% desse valor.

Já o prêmio Programa Para Mulheres na Ciência 2020, escolheu o estudo da pesquisadora Andréia de Melo, sobre o melanoma que tem origem nas mucosas. Andréia comenta que a coleta de dados sobre esse tipo de câncer raro e agressivo é importante para uma nova abordagem terapêutica no futuro.

A pesquisa foi uma das sete selecionadas na categoria Ciências da Vida, no programa promovido pela L'Oréal Brasil, Unesco e a Academia Brasileira de Ciências.

*Estagiário sob supervisão de Isabele Rangel

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU