TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Incertezas provocadas pela Covid-19 causam aumento de casos de depressão e ansiedade - Editoriais - Band News FM

Coronavírus

Texto:
+
-

Incertezas provocadas pela Covid-19 causam aumento de casos de depressão e ansiedade

Os dados são de uma pesquisa da Universidades do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o Yale New Haven Hospital, nos Estados Unidos

Por Amanda Martins, às 16:04 - 05/05/2020

00:00 / 00:00

Segundo o estudo, as mulheres têm mais chances de sofrer com estresse e ansiedade em casa (Foto: Agência Brasil)

As incertezas provocadas pela pandemia da Covid-19 aumentaram o nível dos transtornos mentais na população brasileira durante a quarentena. É o que aponta uma pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o Yale New Haven Hospital, nos Estados Unidos.

Os resultados mostram que os casos de depressão praticamente dobraram, enquanto as ocorrências de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80% desde que o isolamento social começou.

Segundo o estudo, as mulheres têm mais chances de sofrer com estresse e ansiedade em casa. Outros fatores de aumento do risco são doenças preexistentes, alimentação inadequada e sedentarismo.

A publicitária Lais Oliveira está em home office desde março e, desde então, teve contato físico somente com a mãe. Ela conta que nunca teve sinais de ansiedade, mas que com o isolamento social, passou a apresentar os principais sintomas do transtorno.

Já para o desenvolvimento da depressão durante a pandemia, as principais causas listadas pela pesquisa são idade avançada, ausência de crianças em casa e o baixo nível de escolaridade.

Os dados sinalizam também que as pessoas que recorreram à psicoterapia pela internet apresentaram índices menores de estresse e ansiedade. O mesmo foi observado em quem praticou exercícios aeróbicos em casa.

Para a realização da pesquisa, 1.460 pessoas em 23 estados responderam a um questionário on-line com mais de 200 perguntas, em dois momentos: de 20 a 25 de março e de 15 a 20 de abril.

NEWSLETTER
OU