TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Inflação tem maior variação do mês de agosto em 21 anos - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Inflação tem maior variação do mês de agosto em 21 anos

No acumulado em 12 meses, a inflação já está acima de 10% em oito regiões do país

Por Luanna Bernardes, às 15:30 - 09/09/2021

00:00 / 00:00

A gasolina subiu 2,80% e teve o maior efeitor individual no índice de agosto (Foto: Agência Brasil)

A inflação oficial do país no mês de agosto tem alta de 0,87% e apresenta a maior variação para o mês dos últimos 21 anos. No ano, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo acumula alta de 5,67%, segundo o IBGE. No acumulado em 12 meses, a inflação já está acima de 10% em oito regiões do país. Na media do país, a alta acumulada nesse período já está em 9,68%.

O segmento de transportes foi o que apresentou maior aumento e impacto no mês, por causa da alta de quase 3% dos combustíveis.

A gasolina subiu 2,80% e teve o maior efeitor individual no índice de agosto, O etanol aumentou 4,5%, o gás veicular, cerca de 2%, e óleo diesel, 1,79%.

Diante do alto custo, motoristas tentam alternativas. O musico Rafael Fernandes optou por colocar o kit gas no carro para tentar reduzir as despesas.

A economista e colunista da Bandnews FM Juliana Rosa afirma que o resultado de agosto veio acima do esperado pelo mercado. Com isso, o Banco Central deve subir mais os juros para conter a inflação.
No sumpermercado, os preços também aumentaram. O grupo de Alimentação e bebidas teve alta de 1,39% em agosto, taxa acima da registrada no mês de julho.

A batata inglesa teve aumento de quase 20%. Alimentos consumidos no dia a dia continuam em elevação, como o café moído, que registrou alta de 7,5%. O frango em pedaços teve aumento de 4,4% e as frutas, 3,90%.

As carnes também continuam em alta e tiveram variação de aproximadamente 0,63% no mês passado.

No ano, segundo o IBGE, o IPCA acumula alta de 5,67%.

NEWSLETTER
OU