TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Justiça recebe autorização de STF para decidir sobre condenação de sócios de Editora Centauro - Editoriais - Band News FM

Justiça

Texto:
+
-

Justiça recebe autorização de STF para decidir sobre condenação de sócios de Editora Centauro

Os acusados teriam praticado preconceito contra judeus através comercialização de exemplares durante a Bienal do Livro do Rio há 16 anos

Por Julia Kallembach, às 13:59 - 11/06/2021

00:00 / 00:00

Bienal do Livro Rio 2017 (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal aceita um recurso da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro e autoriza a Justiça Fluminense a decidir se mantém a condenação de dois sócios da Editora Centauro.

Em 2015, Almir e Adalmir Carrapos Fagá foram condenados a dois anos de prisão pelo crime de racismo, que foram revertidos em serviços para a comunidade.

A editora publicou o livro Os Protocolos dos Sábios de Sião, que atribui conteúdo antissemita. O livro apócrifo data do século XIX e fala de um suposto projeto de conspiração de judeus e maçons para dominar o mundo. O original foi escrito em russo e traduzido para vários idiomas. Adolf Hitler citou o livro em sua obra Mein Kampf, que significa Minha Luta, em que expressa suas ideias antissemitas.

De acordo com a denúncia, os acusados teriam praticado e incitado a discriminação e o preconceito contra os judeus por meio da edição, distribuição e comercialização dos exemplares durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro há 16 anos.

NEWSLETTER
OU