TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Liberdade via PIX: criminosos adotam nova forma de extorsão em sequestro relâmpago - Editoriais - Band News FM

Polícia

Texto:
+
-

Liberdade via PIX: criminosos adotam nova forma de extorsão em sequestro relâmpago

De janeiro a junho foram registrados 54 casos de sequestro relâmpago no estado do Rio

Por Julia Kallembach, às 10:11 - 21/07/2021

00:00 / 00:00

Entre maio e junho deste ano, houve aumento de 66% no número de casos (Foto: Reprodução)

Apesar de quadrilhas aproveitarem a transferência por PIX em sequestros relâmpago, a Polícia Civil afirma que o serviço deixa rastros, o que ajuda na identificação dos criminosos.

A corporação conseguiu identificar e prender integrantes de um grupo que atua dessa forma em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Ricardo Patrick Vieira dos Santos foi preso no início da semana. No mês passado, a Polícia já havia prendido outros quatro integrantes da quadrilha.

De acordo com as investigações, os criminosos marcavam encontros com comerciantes e empresários, se passavam por clientes. No local do encontro, as vítimas eram abordadas por dois ou três bandidos armados, levadas em seus próprios veículos, e obrigadas a efetuar transferências bancárias através do PIX.

Além disso, os bandidos recolhiam os pertences e cartões de crédito, débito e as senhas, para fazer saques e transferências das contas. O delegado Marcelo Machado afirma que os criminosos chegavam a ligar para os familiares das vítimas para pedir mais dinheiro.

Uma vítima do bando, que teve a identidade preservada e a voz distorcida, afirma que foi inclusive ameaçada.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública, de janeiro a junho foram registrados 54 casos de sequestros relâmpago no Estado do Rio, desses, 51 aconteceram na Região Metropolitana.

Em relação ao mesmo período do ano passado, foram 63 casos, uma queda de 14%. No entanto, entre maio e junho deste ano, houve aumento de 166% no número de casos.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU