TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Litoral do Rio vai se transformar nos próximos 10 anos - Editoriais - Band News FM

Meio Ambiente

Texto:
+
-

Litoral do Rio vai se transformar nos próximos 10 anos

O alerta vem sendo feito nas últimas décadas

Por Carlos Briggs, às 19:18 - 30/04/2021

00:00 / 00:00

Moradores de Itacoatiara observaram o aumento da faixa de areia da região chamada de prainha (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O litoral do Rio vai se transformar nos próximos 10 anos. A afirmação é do oceanógrafo David Zee e foi dada após preocupação dos moradores de Itacoatiara, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, que observaram o aumento da faixa de areia da região chamada de prainha, conhecida pelas águas calmas.

O corretor de imóveis Vagner Lopes vive há quase 30 anos e percebeu a diferença.

O fenômeno que aponta para a maior agitação do mar, provocando a formação de maior quantidade de areia, não é restrito à praia de Niterói. O oceanógrafo David Zee explica que as mudanças climáticas alteraram a entrada dos ciclones extras tropicais e, com isso, mudaram o curso das ondas, colocando em riso o litoral do Estado do Rio.

Além da mudança do curso das ondas, os ataques ao meio ambiente provocam elevação no nível do mar, o que na prática significa dizer, que além de mais violenta, a maré está atingindo uma distância ainda maior, chegando cada vez mais perto da costa do Rio.

O alerta vem sendo feito nas últimas décadas. A explicação para o fenômeno está na elevação da temperatura. O fenômeno provoca uma evaporação maior das águas do mar que, ao encontro do litoral provoca alto índice de umidade. Ao entrar em contato com as montanhas, que fazem parte da topografia junto ao litoral do Rio de Janeiro, provocam as chuvas.

A água fica acumulada da planície costeira e escoa a caminho do mar. O que as pesquisas mostram, no entanto, é que o derretimento das geleiras no planeta, associado à mudança de curso das ondas, contribui para a elevação do nível do mar. O estudo, então, mostra que a necessidade de saída da água para o oceano, por conta das águas acumuladas na planície costeira com a elevação do nível do oceano, provoca as enchentes nas cidades litorâneas ou de baixada.

Um relatório recente da cúpula do clima mostra que os cálculos climáticos apontam para a possibilidade de no ano de 2100, a elevação do nível do mar pode chegar dez centímetros, caso ações contundentes não sejam tomadas por nações de todo o mundo.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU