TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Metade dos casos de furto de equipamentos dos sinais de trânsito acontece na região do Grande Méier - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Metade dos casos de furto de equipamentos dos sinais de trânsito acontece na região do Grande Méier

Dados são de um levantamento da CET-Rio referente ao mês de junho deste ano

Por Pedro Dobal*, às 20:06 - 21/07/2021

00:00 / 00:00

Mais de 14 quilômetros de fios foram furtados apenas neste ano (Foto: Ouvintes BandNewsFM)

Metade dos casos de furto de equipamentos dos sinais de trânsito da cidade do Rio acontece na região do Grande Méier, na Zona Norte. Os dados são de um levantamento da CET-Rio referente ao mês de junho deste ano.

O bairro de São Cristóvão aparece na sequência, com quase 14% das ocorrências. A região da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá também se destaca, representando 12% dos casos.

Ao longo de 2021, foram mais de 14 quilômetros de cabos furtados por criminosos, o suficiente para atravessar toda a extensão da Ponte Rio-Niterói. Os serviços de manutenção já tiraram dos cofres públicos quase R$ 500 mil.

Por conta dos constantes furtos, motoristas e pedestres são obrigados a conviver com sinais apagados em diferentes pontos da cidade. A confeiteira Carla Jardim conta que a situação atinge até as vias mais movimentadas.

O problema também afeta os passageiros da SuperVia. Apenas nos cinco primeiros meses do ano, a circulação dos trens sofreu pelo menos 100 vezes com atrasos ou intervalos irregulares por conta da ação de criminosos.

Mais de 14 quilômetros de fios foram furtados apenas neste ano. O aumento nos casos chegou a zerar o estoque de cabos para reposição da SuperVia e o prejuízo para a concessionária já soma quase R$ 1 milhão.

A Polícia Militar diz que grande parte das pessoas que são presas por esse crime é colocada em liberdade logo após as audiências de custódia, o que facilita os casos de reincidência. A corporação lembra que denúncias podem ser feitas por meio do 190 e do número do Disque-Denúncia (2253-1177).

*Estagiário sob supervisão de Isabele Rangel

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU